sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

4 passos para um plano de sucessão bem estruturado

Saiba o que sua empresa pode fazer para não ser pega de surpresa com a saída de um profissional e evitar um clima de insegurança.

Por Andrea Giardino, da Computerworld
07 de janeiro de 2010 - 18h17

A questão da sucessão dos profissionais tem sido, nos últimos anos, um dos grandes desafios das organizações. Uma pesquisa realizada pela consultoria especializada no recrutamento de executivos Korn/Ferry, com quase 2 mil profissionais em 90 países, mostra que as companhias de 64% dos executivos ouvidos não possuem um plano de sucessão bem estruturado de seus principais líderes.

Para a sócia-diretora da Korn/Ferry no Brasil, Fernanda Pomin, a questão da sucessão acaba sendo uma armadilha para as empresas porque elas pecam por não terem um plano de carreira definido. O que provoca um clima de insegurança para os funcionários que se sentem ameaçados por não saberem que rumos terão na organização. “Quando não fica claro quais são as perspectivas de futuro, fica complicado para alguém preparar seu sucessor, porque ele vê essa ação como uma ameaça”, diz.

A CEO da consultoria de recolocação de executivos Lens & Minarelli, Mariá Giuliese, destaca que enquanto as organizações não deixarem claras as perspectivas de ascensão para quem precisa preparar um sucessor, dificilmente conseguirá colocar em prática seus planos. “Tudo esbarra no aspecto emocional. Quem vai se preocupar em preparar alguém que muitas vezes é mais jovem, ganha menos e se tornará apto para ocupar o seu lugar, se sua situação futura não estiver definida?”, questiona.

Para evitar que problemas como esses continuem afetando as empresas, a pedido da Computerworld, as duas consultoras dão algumas dicas:


1 – Estabeleça estratégias de sucessão e suas implicações dentro da organização
Comece traçando como esse plano vai ser feito e de que forma os profissionais desenvolverão suas carreiras internamente.

2- Defina como as pessoas vão se encaixar no processo
Antes de qualquer coisa é preciso entender de que forma a estratégia será colocada em prática, quais cargos são elegíveis aos processos sucessórios. Depois, identifique quem dentro da organização tem o perfil desejado e aqueles com maior potencial para crescer. Fazer um diagnóstico das pessoas com as competências necessárias é um dos principais passos, segundo Fernanda, da Korn/Ferry.

3- Após o diagnóstico, cruze os dados dos potenciais talentos com as funções elegíveis à sucessão
Este é um ponto crucial na hora de escolher quem vai suceder pessoas-chave na organização.

4 - Prepare os futuros talentos para ocupar os cargos
Fernanda ressalta que essa é uma lição de casa que quase todas as empresas esquecem de fazer. Muitas até definem os profissionais que podem ser possível sucessores, mas não os preparam para ocupar essas posições no futuro.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Redes sociais reúnem vagas de emprego no começo de 2010

Por Robinson dos Santos, editor-assistente do IDG Now!
Publicada em 05 de janeiro de 2010 às 07h00
Atualizada em 05 de janeiro de 2010 às 16h56

Empresas e recrutadores contam com a rapidez do Twitter ou o alcance do LinkedIn na hora de encontrar o colaborador ideal.


Em busca de oportunidades de trabalho? As redes sociais estão aí para ajudar. Cada vez mais empresas e profissionais buscam o apoio desses serviços para fazer contatos e divulgar vagas.

Mas o candidato precisa estar atento - e ser rápido. Graças à agilidade da web, o tempo entre o anúncio e o preenchimento de uma vaga pode ser reduzido a horas.

A preferência pelas redes sociais é confirmada pela consultora de recursos humanos Juliana Beber, da empresa de recrutamento Proativ. Para ela, as redes são o meio mais eficaz de encontrar profissionais de TI. “É onde eles estão inseridos”, pondera.

Os ambientes online preferidos de Juliana, que já atendeu clientes como Dell e CPM Braxis, são os grupos de discussão focados em tecnologia, como os do Yahoo. Sites como APInfo, NetCarreiras, InfoJobs e LinkedIn também entram no radar da consultora.

Para Juliana, a principal vantagem está no tempo de resposta. “Em um dia já tenho indicações”, afirma. Ela ressalta que o retorno nem sempre é imediato. “Às vezes a indicação não vem do grupo, mas de indicações de amigos de amigos que leram a mensagem”, conta.

Competências específicas
Os sites tradicionais, como o APInfo, também são preferidos pela diretora de recursos humanos da Resource, Vilma Guilherme. Mas, na hora de garimpar talentos com competências específicas, a empresa de alocação, outsourcing e projetos de TI não dispensa as redes sociais.

“Utilizamos as redes sociais quando temos vagas com perfis específicos, como é o caso nas áreas de Business Intelligence, SAP e Service Oriented Architecture, por exemplo”, conta Vilma. “A rede social é um recurso a mais nessa busca.”

Para encontrar candidatos às cerca de 200 vagas de que dispõe em média por mês, a Resource utiliza preferencialmente os sites de divulgação de vagas e de recebimento de currículos, e também os grupos de discussão do Yahoo.

Mesmo que a empresa não utilize redes sociais, é bem provável que as vagas sejam divulgadas por meio delas, graças à colaboração dos usuários. É o que acontece no Twitter.

Rapidez e cautela
Para não perder oportunidades, o ideal é acompanhar a divulgação das vagas com regularidade e responder às indicações o mais rápido possível - o ideal é ter uma cópia do currículo pronta e atualizada, seja no pen drive ou no webmail.

No entanto, tome o cuidado de conferir quem vai receber seu currículo, para que seus dados pessoais não sejam utilizados de forma indevida.
Confira algumas das redes sociais e dos sites que divulgam oportunidades de trabalho.

APInfo – No site apinfo.com, que afirma não ser ligado a qualquer organização, é possível encontrar vagas em TI e cadastrar currículos para busca por eventuais empregadores.

BinarioBrGrupo de discussão com foco na divulgação de vagas em TI. Atualmente com mais de 4.300 membros, é hospedado no Yahoo Grupos. As vagas também são divulgadas pelo Twitter (twitter.com/binariobr).

EmpregoBrasil – Perfil no Twitter (twitter.com/empregobrasil) que tem 6.400 seguidores. Suas ofertas incluem empregos, trabalhos, concursos e estágios em todo o Brasil.

EmpregosVagas – Perfil no Twitter (twitter.com/empregosvagas) com 4.200 seguidores. Também inclui vagas de todas as áreas, incluindo TI.

InfoJobsSite para divulgação de vagas e cadastro de currículos, atualmente com 325 mil vagas em todas as áreas; dessas, 12 mil são de TI.

LinkedIn – Além de servir como ferramenta de networking, a rede social permite cadastrar e buscar vagas, que podem ser pesquisadas por país e palavra-chave.

Link Zero – Perfil no Twitter (twitter.com/link_zero) com mais de 6 mil seguidores. Divulga vagas na área de Comunicação, o que no caso inclui as diversas profissões ligadas à web.

NetCarreiras  - Site que tem o apoio de grandes empresas de serviços em TI. Atualmente tem mais de 1.700 vagas disponíveis. A página inicial traz um ranking dos cargos mais disputados.

SouJava (Sociedade de Usuários Java) – Sua página (soujava.org.br) traz uma seção que dá acesso às ofertas de emprego divulgadas pelo site.

TrabalhandoBr – Perfil no Twitter (twitter.com/trabalhandobr) com 3.400 seguidores. Embora divulgue vagas em qualquer área, as oportunidades em TI são constantes.

Vagas.com.br – Seu perfil no Twitter (twitter.com/vagas) tem mais de 23 mil seguidores. Além de vagas, divulga artigos e dicas, além de oportunidades de concurso.